Ibicaraí: A lenda viva que se eternizou por várias décadas, findou sua trajetória.

 Por Redação Novaes 


José Henrique Moraes de Oliveira (HO), filho de Otaviano Batista de Oliveira e Amélia Moraes de Oliveira, nasceu em Ibicarai em 19 de fevereiro de 1938. Casou-se com Dulcineia Campos de Oliveira (Baby) sua única esposa, com quem teve quatro filhos: Otaviano Neto, Juliana, Ibi e Henrique.
HO deu seus primeiros passos na política ainda nos tempos de colégio, quando atuou no diretório do Grêmio Estudantil. Formou-se em direito pela Faculdade de Direito de Ilhéus. Em 1964 tornou-se presidente do Diretório Acadêmico por 2 mandatos . Em 1966 HO candidatou-se ao Legislativo  Municipal se tornando pela primeira vez vereador do município, quando não se remunerava para o cargo, porém voltou a repetir o feito no ano de 1970. Nesse período como vereador HO atuou como advogado na primeira comarca realizada em Ibicaraí, na sede do extinto Clube Social.
Em 1972 HO candidatou-se ao executivo municipal e venceu, tendo com seu adversário, o ilustríssimo Sr. Agripino Monteiro, ambos candidatos pelo partido ARENA. HO ainda voltou a se candidatar para prefeito em mais três  eleições: 1983, 1998 e 2000 e venceu todas.
José Henrique Moraes de Oliveira (HO)
-Foi prefeito de Ibicaraí de 01/02/1973 à 31/01/1977. 
-Foi prefeito pela segunda vez, de 01/02/1983 à 31/12/1988, 
-Foi prefeito pela terceira vez, de 24/12/1998 à 31/12/2000.
-Foi prefeito pela quarta vez, de 01/01/2001 à 31/12/2004.
O primeiro mandato de HO foi marcado por pavimentação da Rua 7 de setembro; conclusão das obras do Estádio de Futebol Euclides Rosalino dos Santos; Construção do Fórum Alves de Macedo; Construção do Hospital Arlete Marom Magalhães; Construção do Mercado Municipal do Cajueiro; Sistema de água dos distritos de Salomea e Emilio Isabel; Construção do Colégio José Tito de Lima; Reforma e construção de 6 salas de aula do Colégio Ana Nery; Construção da Barragem do Ribeirão da Salomea; Abertura de estradas de rodagem da região do Bairro Bela Vista, partindo do Clube dos 40; Abertura de estradas de rodagem da região do Riacho de Areia, partindo da ponte do Hospital Arlete Marom; Abertura de estradas de rodagem da região do Jussara, partindo do distrito Emilio Isabel; e extensão de Energia Elétrica para as regiões do Riacho de Areia, Iscas, Jacarandá, Miúdos, Batista e Jussara.
José Henrique Moraes de Oliveira (HO), foi o prefeito ibicaraiense com mais tempo no cargo. 
Nenhum político ibicaraiense conseguiu obter mais vitórias e mais mandatos do que Henrique Oliveira. Foi uma vez vereador e quatro vezes prefeito, somando 16 anos e dois meses (5.818 dias) de mandato no executivo. Todas as vezes em que submeteu seu nome às urnas foi vitorioso - Incluindo a eleição de 1996, que teve de passar por um longo processo de recontagem.
Nesta quarta-feira, os ibicarainses receberam a triste notícia  do falecimento da lenda política da cidade, Henrique Oliveira, descansou findando sua trajetória de vida neste dia 24 de janeiro de 2024.
José Henrique Moraes de Oliveira (HO), a lenda política viva, faleceu aos 85 anos, onde mesmo debilitado, continuava lutando para manter sua saúde estável e equilibrada.
Os ibicarainses choram a perda  irreparável de HO, um grande líder político, responsável pela construção e participação na transformação da cidade de Ibicaraí. Henrique se foi deixando assim um legado e vazio no cenário politico local e regional, mas com certeza seu nome será eternizado para sempre na história do município e suas grandes obras serão lembradas pelos  munícipes que reconheceram a lenda viva que se eternizou por várias décadas. DEUS LHE PAGUE HO, DEUS LHE PAGUE, POR TUDO QUE VOCÊ FEZ!!!



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem