O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi orientado por médicos que o acompanham a permanecer de repouso no Palácio da Alvorada pelo menos até a próxima quarta-feira (29). As informações são da coluna de Igor Gadelha do portal Metrópoles.
Na semana passada, Lula foi diagnosticado com pneumonia e Influenza A. As doenças fizeram com que o petista cancelasse a viagem que faria à China no final de semana. “A recomendação da junta médica é que ele possa ficar no Alvorada até quarta”, disse à coluna o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Lula está apenas com agendas internas no Alvorada desde a sexta-feira (24). É de lá que tem recebido seus ministros para despachar.
A viagem de Lula para a China deve acontecer em maio. O desafio agora é encontrar uma brecha na agenda de Lula e do presidente chinês Xi Jinping. O encontro entre os dois líderes é uma prioridade para o governo brasileiro e a intenção é de que ocorra ainda no primeiro semestre deste ano. Em abril, o petista vai à Europa, quando deve visitar Portugal e Espanha.