Bahia: Deputado João Bacelar e Kátia Bacelar, promovem importante evento sobre o Sisal e crédito para novos produtores.


No último domingo 20 de março , o presidente do Banco  do Nordeste, José  Gomes da Costa, a pedido do Deputado  Federal  João Bacelar e da presidente do PL mulher da Bahia Kátia Bacelar aceitou o convite e participou de um grande evento onde foi discutido a cadeia produtiva do sisal e, também, os créditos para novos produtores. 
Outro ponto debatido e defendido durante o evento foi a instalação de uma unidade de beneficiamento para agregar valor ao resíduo do sisal,  principal fibra dura produzida no mundo, correspondendo a aproximadamente 70% da produção comercial de todas as fibras desse tipo

O evento contou com a presença de lideranças políticas regionais, como o prefeito de Canarana, Zenir Dourado, de Doinha, ex-prefeito de Irecê. Na oportunidade, diversos prefeitos e autoridades como prefeito Di Cardoso de João Dourado, Prefeito Hipólito de São Gabriel,  prefeito Antônio Barreto de Barra do Mendes, além de produtores rurais e presidentes de associações,  projetistas locais também  estiveram  presentes. 

O cultivo do sisal se concentra na região Nordeste, onde ocupa uma área de aproximadamente 200 mil hectares, distribuídos em 82 municípios, a maior parte da produção está na Bahia (97%) e na Paraíba (3%), onde é cultivado predominantemente por pequenos produtores. 
Na indústria, a fibra de sisal é convertida em fios, cordas, barbantes, tapetes e mantas. Também pode ser utilizada na fabricação de pasta celulósica de alta resistência, na indústria automotiva, na produção de móveis, eletrodomésticos e na construção civil.








 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem