O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), anunciou no final da tarde de quarta-feira, dia 21, o novo projeto arquitetônico para a requalificação do Estádio Fernando Gomes Oliveira, e deu autorização para o início do processo de licitação para contratar uma empresa construtora. Esta será a primeira reforma do estádio desde a sua inauguração, ocorrida em 28 de julho de 1973, no jogo entre Itabuna e Vitória, que terminou em empate por 2 a 2.
Segundo o projeto, o Estádio de Itabuna, que pertence à Secretaria de Esportes e Lazer, terá um design moderno desenvolvido pelos arquitetos e urbanistas Keila Silva e Kleiton Borges, juntamente com a engenheira civil Amanda Alves. A fachada será renovada, proporcionando maior conforto aos cidadãos, especialmente às pessoas com deficiência, com uma área exclusiva de fácil acesso e catracas eletrônicas para entrada.
Augusto destacou que todas as áreas em Itabuna são prioridades, depois de décadas de poucos investimentos por parte de gestores anteriores. Ele ressaltou que há investimentos sendo feitos nas áreas de infraestrutura, urbanismo, saúde e educação. O prefeito também mencionou o sucesso do Itabuna Esporte Clube na série A do Baianão, Copa do Brasil e série D, bem como o avanço do Grapiúna na disputa da 2ª Divisão.
Ele também enfatizou a parceria com o Governo do Estado, que tem trazido investimentos significativos para Itabuna, totalizando mais de R$ 100 milhões neste ano. Esses investimentos incluem o anexo do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, a construção de acessos que ligam a Câmara de Vereadores à 1ª ponte da BA-649 e ao condomínio Real Ville, além dos dois reservatórios do Projeto Mais Água para Itabuna, entre outros.
No que diz respeito ao estádio, Augusto pediu às secretarias de Gestão e Inovação e Infraestrutura e Urbanismo que conduzam o processo de licitação com agilidade. O projeto inclui reparos em toda a estrutura da arquibancada, pintura, demarcação de assentos com capacidade para cerca de 10.500 lugares, barras de apoio, substituição de alambrados danificados e construção de seis novos banheiros, sendo quatro grandes e dois para pessoas com deficiência, com um novo design e todo o conforto necessário para os torcedores.
Além disso, serão construídas 10 novas cabines mais espaçosas e modernas para a imprensa, com a Tribuna de Honra acima das cabines, proporcionando uma visão central do campo para receber autoridades. A área dos jogadores será completamente reformulada para atender a todas as exigências da Federação Bahiana de Futebol e da Lei do Esporte. Os vestiários serão amplos, com área de massagem, armários, banheiros, chuveiros, sala de controle antidoping.