O deputado federal Bacelar (PV/BA) fez um pronunciamento nesta segunda-feira (16) em celebração ao Dia Mundial da Camada de Ozônio, chamando atenção para a relevância desse “escudo invisível” que protege a vida humana e os ecossistemas.
No discurso, Bacelar lembrou que a camada de ozônio atua como um verdadeiro “cobertor” da Terra, essencial para a saúde da população, ao evitar casos de câncer de pele, catarata e problemas imunológicos. O deputado também ressaltou a importância desse fenômeno natural para a preservação da biodiversidade e no combate ao aquecimento global.
O parlamentar destacou ainda o Tratado de Montreal, firmado há quase 40 anos, como um exemplo histórico de solidariedade e ação coletiva da humanidade. Graças ao esforço conjunto de governos, empresas e sociedade civil, o mundo conseguiu reduzir drasticamente a emissão dos gases CFCs, responsáveis pela degradação da camada de ozônio.
“Esse é um dos grandes exemplos de que, quando age coletivamente, o ser humano é capaz de corrigir seus erros e garantir um futuro melhor para a Terra e para todos os seres humanos”, afirmou Bacelar.
O deputado lembrou também o protagonismo do Brasil nessa agenda ambiental, dada sua extensão territorial, a riqueza de sua biodiversidade e a importância da camada de ozônio para a agricultura, saúde, florestas e oceanos.
Ao encerrar, Bacelar fez um apelo para que a humanidade siga unida na construção de um ambiente saudável e sustentável. “Cuidar da Terra é cuidar de nós. Que na COP 30 o Brasil possa continuar dando exemplos e contribuir no combate ao aquecimento global”, concluiu.