Ex-prefeito de Ilhéus é punido após auditoria apontar irregularidades na Saúde

 


Uma auditoria apontou diversas irregularidades na gestão da saúde em Ilhéus, no Litoral Sul, em 2023. Na ocasião, governava o município Mário Alexandre (PSD). Em sessão da última quarta-feira (4), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acataram as conclusões do relatório de uma auditoria e imputaram multa de R$ 5 mil ao ex-prefeito.

 

O objetivo da auditoria foi avaliar a qualidade do atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS) do município, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o relatório, as principais irregularidades encontradas foram nas estruturas físicas dos postos de atendimento (mofo, infiltrações, falta de climatização); salas de vacina inadequadas e com armazenamento impróprio; falta de equipamento ou equipamento danificados; equipes de saúde incompletas nas USF; entre outros problemas.

 

Ainda segundo o TCM, o gestor chegou a ser notificado sobre os resultados da auditoria, se comprometeu a sanar as deficiências e qualificar a administração do sistema de saúde. Contudo, a equipe técnica responsável pelo relatório constatou que as mudanças feitas na Unidade de Saúde da Família de Couto (zona rural) e na USF Nossa Senhora de Olivença – que foram visitadas em seguida – não foram suficientes para acabar com os problemas.

 

O Ministério Público de Contas recomendou a aplicação de multa ao gestor. Também recomendou que o TCM faça monitoramento regularmente, a fim de fiscalizar se as recomendações expedidas no relatório foram atendidas pelo atual prefeito. Ainda cabe recurso da decisão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem