A Bahia registrou 16.771 casos prováveis de dengue até o último dia 24. O dado representa o aumento de quase 100% em relação a 2023. No total, 64 cidades baianas estão em situação de epidemia para dengue. Itapetinga acaba de entrar para a lista e, por isso, a prefeitura intensifica as ações de prevenção e combate. Na última quarta-feira, as secretarias se reuniram para programarem um grande faxinaço nos locais com maior índice de infecção.
No sábado, 02, será realizado, nos bairros Clerolândia, Vila Aurora, Hilda Gama e Nova Esperança, um mutirão de limpeza e eliminação de focos do mosquito aedes aegypti. Agentes de endemias já estão em campo orientando a população a descartar todo material inservível que possa acumular água parada e tornar-se reservatório para ovos do mosquito. Pneus velhos, garrafas, vasos sanitários e até móveis que não estão sendo utilizados devem ser colocados na rua no sábado para que a equipe da prefeitura os recolham.
Na manhã de quinta-feira, 29, os secretários de Transportes e Serviços Públicos, José Reinan e da Saúde, Rosânia Rabelo acompanhados de equipe técnica visitaram a área de mapeamento onde o trabalho será concentrado. Nessas localidades as equipes detectaram muito lixo jogado nas vias, principalmente nos terrenos baldios, encontrados muitos depósitos de material reciclável (recipientes abertos que acumulam água e ajudam na proliferação do mosquito).
A prefeitura contará com a participação das secretarias de Governo, Transportes e Serviços Públicos, de Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura, pessoal de apoio, maquinário e equipamentos necessários. De acordo com Zé Reinan, está tudo pronto, muito bem elaborado para o Faxinaço de sábado, 02, onde haverá concentração das equipes envolvidas nas primeiras horas do dia, contando com a utilização de carro de som anunciando o evento e solicitando que o morador colabore descartando todo o lixo acumulado em sua residência.
“A gente sabe que não é possível vencer a luta contra a dengue sem a participação de todos. Por isso, a população precisa entrar com a gente na batalha, fiscalizando seus quintais e eliminando focos de dengue, por cada um e por todos nós”, explicou a secretária Rosânia Rabelo.