Afundamento de solo em Maceió acelera e chega a 1,80m

 


A Defesa Civil de Alagoas afirmou que o afundamento da mina 18, da Braskem, no bairro de Mutange, acelerou entre domingo e segunda-feira (4). A velocidade vertical de deslocamento que era de 0,25cm por hora no sábado e no domingo, passou para 0,26cm por hora. Isso significa que entre domingo e segunda, o movimento chegou a 6,3cm. Agora, o deslocamento total chega a 1,80m.

 

O órgão afirmou que segue em alerta máximo e a região continua com iminente perigo de colapso. A mina 18 da Braskem, em Maceió, está sob risco de colapso há uma semana, com a velocidade de deslocamento do solo variando a cada dia. Ainda assim, a capital alagoana está em estado de emergência e há restrição da circulação na região da mina, conforme informou o Metrópoles.

 

Ela está numa região onde mais de 30 minas cavadas nos anos 1970 na área urbana de Maceió começaram a ceder, obrigando mais de 50 mil pessoas a saírem de suas casas desde 2019 e deixando bairros fantasmas para trás.

 

Confira as imagens aéreas do afundamento em Maceió:

 

 

Em imagem capturada na sexta-feira (1º/12), é possível notar que a água da Lagoa Mundaú avança, aos poucos, sobre o solo. Já a foto divulgada no domingo constata que o alagamento avançou ainda mais, o que indica o aumento do afundamento do solo de um dia para o outro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem