Em entrevista coletiva Juiz Titular da comarca de Ibicaraí diz que judiciário deve se manter imparcial e que a imprensa é importante Na ultima quarta feira (27 de abril de 2023) o Juiz titular da comarca de Ibicaraí, o Dr. Rodrigo Alves Rodrigues, concedeu entrevista coletiva em seu gabinete ao Programa Trocando em miúdos da Radio Palestina FM 104,9 (Apresentado por Klaus Farias e Roberto Silva), Programa Falando Francamente e Blog Ibi terra Santa.com (Apresentado por Zildo Nascimento) e Site Tribuna (jornalista Alexandre Oliveira).
O magistrado iniciou a coletiva dizendo que chegou a cidade Ibicaraí no dia 17 de Abril, como juiz titular da comarca, depois de receber uma promoção na carreira.
O magistrado também disse que antes de chegar a Ibicaraí, passou pouco mais de 2 anos como juiz substituto na comarca de Itamarajú, nas áreas cível e criminal . Questionado pelo radialista Zildo Nascimento sobre a expectativa do exercício da titularidade na comarca de Ibicaraí ele respondeu que “Minha expectativa é boa! Estou bastante animado...
O fórum tem uma boa estrutura de pessoal”. O magistrado também disse que a comarca tem um passivo um pouco alto, mas que é possível atender a demanda. “Com relação ao serviço, Dr. Rodrigo Alves Rodrigues disse: ‘’Vai ser bom... A Dra. Juliana e Dra. Camila que me antecederam fizeram um excelente trabalho.
Estamos fazendo inicialmente levantamento do acervo e processos, que demora um pouco pra ser feito, mais acredito que mês que vem começamos a trabalhar com todo gás’’. disse o magistrado.
O jornalista Alexandre Oliveira do Site tribuna perguntou: O volume de processo na comarca de Ibicaraí é muito grande? Dr. Rodrigo respondeu: ‘’ Não é grande, mais é razoável. Tem muito passivo, tem muito processo que só falta decretar a extinção de punibilidade na área criminal, processo que já está prescrito, tem muito processo para ser extinto e atualmente o acervo conta com mais de 7 mil processos’’.
O Comunicador Klaus Farias agradeceu ao magistrado pela coletiva de imprensa e perguntou qual a área o magistrado tem preferência, cível ou criminal? Resposta do excelentíssimo Juiz: ‘’ Minha área de preferência é criminal, sempre gostei da área penal. Mas, essa experiência que eu tive em Itamarajú, inicialmente eu fui designado para a vara Criminal e depois o tribunal inverteu para a área cível. Em relação a OAB acredito que não vamos ter dificuldade, nem eu e nem a OAB’’. O radialista Klaus Farias também questionou sobre a condução do cartório eleitoral para o próximo ano.
O Dr. Rodrigo Alves respondeu: ’’ Lá em Itamarajú eu não fui Juiz eleitoral, porque lá já tinha juiz eleitoral quando cheguei pra comarca. Quando chegou a época de fazer alteração eu optei por não pegar o eleitoral por conta da grande movimentação de processos nas varas. Mas, acredito que não vamos ter dificuldades, temos excelentes servidores do eleitoral.
O magistrado seguiu dizendo que: ‘’todas as questões com as quais eu trabalho, procuro trabalhar com tranqüilidade e clareza... Ainda sobre o processo eleitoral do próximo ano disse ‘’Provavelmente vamos ter embates normais do processo político, o importante é o judiciário se manter imparcial e não interferir nas questões estritamente políticas pra que seja garantida a legitimidade das eleições’’. Qual a importância da imprensa? Pergunta feita pelo radialista Zildo Nascimento. Resposta do Magistrado: ’’A principio eu vejo assim, o juiz e o judiciário, até por código de ética, não pode falar sobre o processo que ele vai julgar ou sobre o processo que colegas julgaram. É aí que entra a imprensa. A imprensa vai pegar uma decisão que é publica e vai levar isso a população de uma forma que a pessoa entenda a decisão que foi tomada’’. Disse o magistrado.
No final da coletiva os profissionais de imprensa agradeceram ao magistrado pela forma gentil que foram recebidos no gabinete e se colocaram a disposição do magistrado sempre que achar necessário. Por sua vez o magistrado Rodrigo Alves Rodrigues finalizou dizendo: ‘’ Eu que agradeço a visita. Desde que cheguei aqui em Ibicaraí, fui muito bem recebido por todos servidores, advogados e representando a OAB Dr. Daniel Guedes. Já visitei a OAB... O clima é muito bom, gostei muito! O povo Baiano é muito receptivo.
Todo lugar que vou sou muito bem recebido e estou muito animado com a possibilidade de ser juiz titular na comarca de Ibicaraí e espero conduzir de forma correta, imparcial e célere os processos que temos aqui na comarca’’. Finalizou excelentíssimo Juiz titular da comarca de Ibicaraí.