A tradição não continua: O Bloco do PALETÓ não irá desfilar por falta de apoio da Prefeitura Municipal de Ibicaraí .



O famoso e tradicional  bloco do Paletó em Ibicaraí, que  teve seu início no  ano de 1988 na gestão do ex-prefeito Lula Sampaio, onde os participantes usavam obrigatoriamente seu  PALETÓ, com  saída  da rua primeiro de janeiro onde foi criado, exatanente no Bar do Guarda e desfila pelas principais ruas e avenidas  da cidade.
Agora depois de dois anos parado  e com a diminuição dos casos de Covid-19 e com grande número de pessoas vacinadas em todo o Estado e também em Ibicaraí, os organizadores estavam bastante animados pelo retorno da tradição que neste ano de 2022  completa 32 anos de folia. Porém, por falta de investimento e incentivo da Prefeitura Municipal, esse ano será  marcado  negativamente na história da cultura local e  do bloco, pois  a tradição não irá continuar. 
De acordo com os representantes, os mesmos  procuraram o poder público municipal para viabilizarem a apresentação deste popular bloco em nossa região e tiveram como resposta um incrivel NÃO!!
Um evento dessa grandeza para a população da cidade que todos os anos ficam à espera desse Patrimônio Cultural Imaterial da cidade, que  não pode se acabar por falta de apoio e incentivo.  
A prefeita Monalisa Tavares rejeitou o pedido da diretoria do bloco  Paletó e está deixando a tradição ser encerrada por falta de sensibilidade. 
Desanimados,  os organizadores assistem esse evento cultural e sem fins lucrativos "ir por água abaixo". 
Ressaltamos  que, todas as  gestões anteriores  sempre fizeram questão de  apoiar  a folia que alegra os cidadão na noite de  sábado de aleluia.  
De quem é a culpa? Quem a gestão desta vez irá culpar e exonerar? O Secretario de Cultura inoperante e sem autonomia que nada faz pela cultara local, ou os organizadores por terem procurado o apoio no departamento errado?.
Mais um erro na GESTÃO Tavares, que sempre gostou de um "arrocha", diz não a esta  tradição, e deixa  ser extinto  um evento dessa magnitude por falta de incentivo e patrocínio.
Mas, a prefeitura Municipal de Ibicaraí vem  apoiando fortimente diversos eventos particulares de grande porte, promovido por um dos seus assessores. 
No entanto, não é por falta de recurso que não teresmo o bloco nas avenidas, e sim por falta de vontade e  consciência cultural. 
"Ficamos bastante tristes, não esperávamos um "NÃO" da prefeita por se tratar de um evento aberto e  tradicional da cidade,  ela realmente esqueceu que o bloco  Paletó tem uma história e uma família que ao longo do tempo vem  mantendo a tradição viva, lamentável," frisou um dos organizadores. 
Espaço aberto para a prefeitura municipal de Ibicaraí.


 


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem